O boné é um dos acessórios que mais divide opiniões. Há quem use somente para “esconder” o cabelo, outros porque gostam do resultado no visual e também os que acham uma peça muito despojada com uma pegada street “até demais”.
E de todas as afirmações, uma coisa é inegável: o boné é marcante e possui presença na hora de montar o look. Suas variações (aba reta e curva) permitem resultados estilosos, adequando-se a diferentes formatos de rostos.
E você, sabe como usar o boné? Hoje, nós reunimos as melhores dicas desde a tipos de bonés, formatos específicos para cada rosto, estilo e muito mais. Confira como fazer a combinação perfeita:
A popularização do boné até os dias atuais.
Muitos dos estereótipos que criamos hoje se explicam nas histórias passadas. Por exemplo, há quase que um consenso para dizer que o boné é uma peça esportiva, certo? Pensar sobre isso, não é errado. Se procurarmos bem, a grande popularização dele aconteceu através do beisebol – esporte americano.
Os jogadores utilizavam o acessório para se proteger do sol e, logo, tornaram o hábito um estilo comum entre os jovens. Daí, surgem duas das grandes impressões criadas: peça esportiva e jovem.
É hora de desconstruir...
A moda evoluiu e com ela as possibilidades aumentaram. O homem moderno tem mais opções e mais liberdade para variar entre um estilo e outro. Isso é ótimo, né? Tudo o que resta é saber como utilizar o boné a favor, criando uma harmonia do modelo com o formato do rosto e o estilo desejado. Então, vamos nessa!
O tipo de aba mais adequado para cada formato de rosto.
Os bonés possuem dois tipos de aba, a reta e a curva, mas acredite há diferentes formas de usá-las. Quer descobrir como? Considerando os formatos de rosto:
Rosto finos e rostos quadrados: Para esse tipo, o ideal é apostar no boné com a aba curva, esse modelo valoriza o formato do rosto.
Rosto arredondado: Para aqueles que tem um rosto arredondado ou oval, é interessante investir no boné de aba reta.
Rosto alongado: Para os que possuem rosto alongado, a melhor forma de utilizar o boné é colocando a aba virada para trás, isso impede que o “efeito alongado” fique em evidencia.
Afinal, qual o estilo ideal?
Você viu acima os formatos de aba para cada rosto. E agora, vamos aprender a como variar entre os estilos. Sempre lembrando que a regra é simples: se você quer que o boné seja o protagonista do visual, encontre um modelo que expresse a sua personalidade. Algumas das opções são:
Estampado: As estampas conferem um resultado mais despojado, moderno e jovem. Use as cores presentes nela para escolher as demais peças de roupa, faça uma sobreposição de tons.
Monocromático: A predominância de uma cor central, traz mais sofisticação. Colocar roupas neutras ou, então, criar uma composição inteiramente monocromática, é estilo puro.
Neutro: Sabe aquela coisa do “detalhe”? Os bonés neutros tem essa função. Se você optou por cores fortes na produção, mas ainda quer incrementá-la com um acessório, aposte nos tons neutros.
Bom, a grande sacada aqui é ir fazendo combinações, testando as opções. Como dizem: vá sem medo de ser feliz!